• banner_christian_dispoivel
  • banner_norma_telles_disponivel
  • banner_jair
  • banner_danilo
Home A Annablume Proposta Editorial
Proposta Editorial

“Quando novas descrições se tornam disponíveis, quando elas entram em circulação,

ou mesmo quando se tornam coisas que podem ser ditas ou pensadas,

então há novas coisas que podemos escolher fazer.”


Ian Hacking, Rewriting the soul.



A Annablume é uma editora orientada a publicar produções acadêmicas de qualidade e eticamente comprometidas com a reflexão sobre o pensar, sobre as complexas manifestações do tecido social em que vivemos – seja no passado ou no presente – e sobre as diversas possibilidades de construção do futuro. Na busca pela realização deste projeto, entendemos que a publicação acadêmica não pode ser feita sem o compromisso do autor com a obra e o empenho da editora em torná-la acessível ao leitor.


Analisar o mérito acadêmico de um estudo é incumbência da Universidade e das instituições em suas adjacências, governamentais ou independentes. Entretanto, cabe à editora avaliar posteriormente a pertinência e a forma da publicação do trabalho. É seu papel dar esta contribuição, e com critérios claros.


O envolvimento do autor com a divulgação de sua pesquisa é crucial. Publicações direcionadas a efeitos curriculares, sem o compromisso real com a veiculação de seu tema, tendem a perder rapidamente o sentido.

 

Publicar significa também disponibilizar a obra: a editora tem que apresentar uma estratégia de divulgação e distribuição, e contar com uma equipe que a execute com competência.

 

Todos estes parâmetros, acreditamos, podem ser aplicados mais adequadamente se houver independência editorial. Independência das exigências de mercado para bancar textos cuja relevância se sobreponha às expectativas de vendas. E independência institucional, que permita coerência de atuação sem influências externas indesejáveis.

 

Assim, a Annablume segue uma linha democrática de seleção de originais, norteada por um corpo de editores, conselheiros científicos e diretores de coleção, em que o valor da pesquisa e a adequação de seu tema ao projeto da editora constituem os pilares da avaliação. Oferece, portanto, de um lado, a possibilidade de publicação a jovens pesquisadores, de outro, se esforça para facultar ao leitor o acesso a obras de autores já consagrados no debate nacional e internacional, sempre de forma a construir um catálogo consistente e coeso em diversas áreas de conhecimento das humanidades.


Conheça também a História da Annablume e saiba Como Publicar.

 

José roberto Barreto Lins

Editor

 

 

 

 
^ Top ^