• banner_christian_dispoivel
  • banner_norma_telles_disponivel
  • banner_jair
  • banner_danilo
Home
Editorial Agosto de 2017

 

 

A Produção de Conhecimento na Universidade Hoje

 

Há 24 anos a Annablume divulga o pensamento produzido pela Universidade e pelo seu entorno mobilizador. Prestigiamos sempre uma Universidade viva, que desperte em nós todos os recantos de nossas identidades, para que possamos sempre pensar e buscar novas formas de viver e conviver com nossos pares.

 

Neste momento de poucos horizontes pelo qual o país passa, e acreditando que a Universidade pode ser um espaço para se construir novas possibilidades para nossa sociedade, a Annablume apresenta uma contribuição para se recolocar o papel propositivo desta instituição.

 

Em parceria com o Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da USP, e inspirados nas reflexões de André Gorz, promovemos o ciclo de debates Universidade no Brasil: Misérias do Presente, Riqueza do Futuro. O primeiro encontro será dedicado ao tema A Produção de Conhecimento na Universidade Hoje: o público, o privado e a renovação social, com a participação de Vladimir Safatle (USP), Christine Greiner (PUC-SP) e Christian Dunker (USP). Todos estão convidados para dia 17 de agosto no Auditório Carolina Bori do Instituto de Psicologia da USP.

 

José Roberto Barreto Lins

Editor

 

Ciclo de debates

Universidade no Brasil: Misérias do Presente, riqueza do possível

 

“É preciso aprender a discernir as possibilidades não cumpridas

que dormitam nas dobras do presente.” – André Gorz


A Universidade está em crise. Esta é uma constatação que acompanha a trajetória do ensino superior há décadas no Brasil. Assolada pelos mais diversos ventos, do bacharelismo aos ecos libertários dos anos 60, da repressão do regime militar à crise das instituições públicas, da desvirtualização pelo mercado à ineficiência operacional, a verdade é que a Universidade em nossa sociedade tem sido alvo de questionamentos: afinal, o que ser quer hoje desta instituição, que há centenas de anos é um dos pilares de renovação e disseminação da cultura ocidental? E mais: quais são as perspectivas da produção e do ensino do conhecimento para as próximas décadas?

 

Os encontros Universidade no Brasil: Miséria do Presente, Riquezas do Possível têm o título inspirado no livro homônimo de André Gorz, pensador cuja reflexão tem como grandeza sua capacidade de interpretar as complexidades sociais no intuito de transformá-las para proporcionar uma vida melhor para as pessoas. O ciclo, concebido e realizado pela Annablume Editora em parceria com o Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise do IP-USP, tem o mesmo espírito: contribuir ao debate para a renovação da Universidade hoje e de seu relacionamento com a sociedade. A proposta é reunir diferentes pontos de vista no intuito de tentar avançar nesta discussão palpitante, fundamental, mas tão pouco sistematizada.

 

Encontro 1

A Produção de Conhecimento na Universidade Hoje: o público, o privado e a renovação social

Debate com Vladimir Safatle (USP), Christine Greiner (PUC-SP) e Christian Dunker (USP)

Dia 17 de agosto de 2017, das 12:00 às 14:00 horas

No Auditório Carolina Bori do Instituto de Psicologia da USP

Av. Prof. Mello Moraes 1721, Cidade Universitária, São Paulo

www.facebook.com/events/452828078431404

 

Próximos encontros

Ranqueamento Universitário e Produtividade

Universidade, Arte e Memória

 
^ Top ^