• bannergabrielagomes
  • bannerarturrozestra
  • banner_resistencias_sagradas1
  • banner_parlamento_dos_invisiveis_agosto
Home Archai
Platão de Franco Trabatoni

 

platao_franco_trabattoni

Platão

Franco Trabattoni

Formato 14x21 cm, 344 páginas
ISBN 978-85-391-0086-6

A presente obra, pensada inicialmente como um manual sintético do pensamento platônico, é pela verdade uma publicação de amplo fôlego e ambição, cujo projeto requer certa coragem e não pouca autoridade, por se propor a percorrer, em poucas páginas, um âmbito de pesquisa como aquele platônico que é desde sempre, mas com certa intensidade acrescida nas últimas décadas, um campo de debates hermenêuticos infindáveis, em que novas propostas interpretativas recorrem em ritmo decenal.


O autor percorre o caminho de Larissa das opiniões e lectiones contemporâneas com agilidade e consciência crítica, estruturando a presente obracomo uma introdução ao mesmo tempo dos principais diálogos de Platão e de seus temas fundamentais.


Assim, o método platônico, sua concepção metafísica, a complexa relação entre oralidade e escrita, os problemas epistemológicos que Platão levanta em sua obra se tornam momentos da construção de uma imagem coerente e, sobretudo, unitária do pensamento do ateniense.


A preocupação com o leitor leigo e o aprendiz da filosofia é evidente na proposição de uma bibliografia comentada, que contribui para indicar os caminhos para o necessário aprofundamento da pesquisa.

 

Um manual introdutório e propedêutico, portanto amplamente acessível a um público leigo, ao pensamento de um dos maiores pensadores de todos os tempos, escrito com a maestria de um autor que se encontra atualmente entre os mais reconhecidos intérpretes de Platão em nível internacional.


FRANCO TRABATTONI é professor de História da Filosofia Antiga na Università degli Studi di Milano (Itália). Autor de diversas obras dedicadas ao pensamento antigo em geral, produziu também ensaios mais diretamente dedicadosa aspectos de Platão e do platonismo. Entre eles Scriverenell´anima: verità, dialettica e persuasione in Platone; La verità nascosta. Oralità e scrittura in Platone e nella Grecia classica; em tradução portuguesa, Oralidade e escritaem Platão. É também diretor da Revista internacional de filosofia antiga ‘Methexis’.

 

Compre aqui


 
^ Top ^